
Sem dúvida, uma das maiores injustiças registrada na Bíblia, foi a decapitação de João Batista, registrada em Marcos 6:14-29. Tudo ocorreu porque João Batista alertou e contestou contra o casamento do rei Herodes com Herodias, sua cunhada e, por conseguinte, Herodias o odiava (vrs. 18), devido aos caprichos de Herodias que tentava incessantemente procurar uma maneira de se livrar de João (o opositor ao seu pecado)Herodes o pôs na prisão. Herodes não desejava ferir a João, pois o respeitava muito, apesar de ser contra seus atos. Durante uma celebração de aniversário de Herodes em que estavam presentes pessoas importantes e influentes da sociedade da época, Salomé a filha de Herodias, apresentou uma dança insinuante e sensual. Herodes,tendo ficado perplexo com a dança da "Entiada", prometeu-lhe, precipitadamente, dar tudo o que ela pedisse. Ao ouvir de herodes a autorização para pedir qualquer coisa, Salomé consultou sua mãe, que sem exitar, disse a ela que pedisse a cabeça de João Batista sobre o seu prato. Pensou ela ser uma forma de se livrar do opositor ao seu coabitar ilícito. Herodes não pretendia matar a João, pois sabia que era homem de bem e santo, porém não queria voltar atrás com sua palavra a qual proferiu diante de tantos convidados. Assim João Batista foi injustamente decapitado.
Observemos quatro pecados que conduziram a essa tragédia.
Um casamento ilícito. João disse a Herodes que ele não tinha o direito de estar casado com Herodias, pois era ainda esposa de seu irmão Felipe (vrs. 17). Muitas pessoas hoje não têm o direito de estarem casadas (veja Lucas 16:18), mas, sem dúvida, ficariam tão iradas quanto Herodias se lhes dissessemos isso, ainda que para o seu próprio bem.
Uma dança sensual. Somos uma sociedade tomada pela sensualidade – boates, filmes, revistas e programas na televisão alimentam o apetite cada vez maior pela sensualidade. Estamos em tempos de igrejas vazias e salões de baile lotados. Em tempos de diálogos diversificados, mas de silêncio quanto ao anunciar do evangelho. Deus exige a pureza em nossa vida, no casamento, nos atos diários, pensamentos e outros, vejamos Filipenses 4:8; Romanos 13:13-14.
Uma promessa precipitada. Herodes não tinha o direito de prometer a Salomé o que ela quisesse. Era como um cheque em branco. Ele não voltou atrás porque se tratava de João, mas imagina se Salomé pedisse a cabeça do próprio Herodes ou de Herodias, qual seria sua reação? Não acontece muitas vezes de também assumirmos compromissos precipitados que achamos díficil ou impossível de cumprir?
Covardia, Orgulho e Prepotência. Herodes deveria ter renunciado o seu voto precipitado, pois se o cumprisse pecaria contra um inocente que ele mesmo dizia respeitar e, que além de tudo, era um homem santo e de Deus. Mas ele recusou humilhar-se para não perder o prestígio diante de seus convidados. Devemos fazer com coragem o que é certo, ainda que nos exija a renúncia ou o desconforto de voltar atrás e passar vergonha diante de todos.
Tarcízio da Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário