sábado, 6 de outubro de 2007

Verdade (Cristo)


...e nele não está a verdade.

Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" (1 João 2: 4).

Parece haver certa redundância de palavras neste capítulo, ou pelo menos é o que muitos pensam. Observe as duas afirmações do versículo: “é mentiroso” e “ nele não está a verdade”; a dúvida é simples, qual é a diferença entre as duas afirmações do ponto de vista do escritor, no caso, João; qual a mensagem que podemos retirar deste versículo e destas duas afirmações?

Para entendermos, analisaremos dois versículos que se encontram em João 8:32 e 14:6, vejamos o primeiro: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”; notemos aqui uma afirmação de que ao conhecer a verdade, esta nos libertará. O texto se refere claramente à libertação causada pelo encontro verdadeiro de um ser humano com o Senhor Jesus, ou seja, podemos ver aqui que haverá, notoriamente uma libertação naquele que encontra, reconhece e aceita o Senhor Jesus como salvador da sua vida, “a Verdade (que é Cristo) vos libertará”.
O segundo versículo é a comprovação esmagadora de que quando falamos da verdade nestes versículos, falamos da pessoa santa do Senhor Jesus; o texto diz: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Observando o texto, podemos ver e sentir claramente que Jesus citava ao homem o que fazer para ser salvo e que Ele, o próprio Senhor Jesus era a Verdade, ou seja, não haveria outra ou duas verdades a este respeito.
Bom, voltando agora ao texto de I João 2:4, torna-se fácil compreendermos o que ele quis dizer citando as duas afirmações, vejamos uma a uma:

1 – “é mentiroso” – O mentiroso é aquele que usa da mentira voluntariamente como forma de se esquivar ou fugir do compromisso imposto pela verdade. Sabendo disso, João acertadamente afirma que dizer que é cristão ou que é crente, não basta, devemos ter atos diferenciados, vestígios de transformação, seguir as pegadas da verdade, pagar o preço de sermos diferentes e santos. O que diz ser crente e não luta para seguir os mandamentos do Senhor Jesus, é mentiroso, ou seja, usa um tipo de máscara que somente engana os que não buscam nas Escrituras o verdadeiro significado de uma obra restauradora.

2 – “...nele não está a verdade” – Aqui João enfatiza dizendo clara e objetivamente que quando não há uma transformação significativa e notória, isto significa que a Verdade (Cristo) não está naquele que diz ser crente, o qual não testifica do Senhor Jesus através de atos notórios, não dando assim, provas de uma vida transformada. Ele quis sabiamente dizer que devemos muitas vezes falar e testemunhar de Jesus sem usar palavras, ou seja, demonstrando para os que nos rodeiam que houve em nós uma mudança drástica de palavras, pensamentos e acima de tudo (para o mundo), uma mudança de atos.

Por: Tarcízio da Rocha

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho de Jesus, se necessário use palavras”.
Ditado Chinês – autor desconhecido.

Nenhum comentário: